Sundownzinha old school




 A ideia (de jerico) era arrumar um quadro de bicicleta barato para transplantar umas peças da Jandira Frankenstein (a bicicleta que está com a cadeirinha da Iza) e aproveitar outras peças que tenho guardadas, para montar uma "commuter", uma bike de uso diário, para o deslocamento para o trabalho, por exemplo. Procurando num site de classificados, encontrei uma Sundown com quadro de aço, completa (ou quase, pois estava sem os pedais) aparentemente do final dos anos 90 ou início dos anos 2000, por um preço camarada. Chorei um pouco no valor e combinei a busca.


A bike veio com um par de pneus Kenda Slick 26 x 1.5 ( fininho) ótimos para o asfalto e o uso urbano. O suporte da mesa do guidão também já veio modificado, com aqueles adaptadores que permitem escolher o comprimento e a inclinação da mesa. 

 
Aproveitando o fim de semana prolongado do feriado da Independência, iniciei a personalização da agora nomeada 'Celeste". O movimento central, de três peças foi substituído por um do tipo com rolamentos selados. A ideia era utilizar um pedivela single de 48 dentes que tenho aqui, mas a coroa acabou raspando no quadro. A solução foi transformar um pedivela triplo (que eu também tinha aqui) em single, retirando os rebites. Com isso foi possível retirar o câmbio dianteiro e o trocador, livrando algumas gramas.



Coloquei manoplas e pedais (simples, mas zerados). Lubrifiquei os cabos de freio e câmbio e botei pra rodar. 



Acabei não retirando nenhuma peça da Jandira Frankenstein. Por enquanto, meu trabalho fica a menos de 4 km da minha casa e desde o dia 8 de setembro a Celeste se tornou o principal veículo nesse tipo de deslocamento. Bikezinha confortável, ágil e com boa torção. Pensando bem, nem foi ideia de jerico. Entretanto, num desses trajetos, ouvi uns estalos e senti o guidão pesado. Mas isso é assunto pra outra postagem. 

Até. 


3 comentários:

  1. Sensacional, ouviu a voz do povo - a minha - e postou sobre a magrela kkkkk
    Vou te falar que estas bikes pra cidade são uma beleza. Boas, macias, não chamam a atenção e pesadas pra dar força nos cambitos kkkk
    Agora eh tentar marcar um noturno pra vermos pessoalmente

    ResponderExcluir
  2. Que bom que ouviu a voz do povo - a minha - kkkkk e fez o post. Tava curioso pra vê-la. Estas magrelas pra cidade são ótimas. Macias, robustas e melhor, não chamam a atenção. Agora é tentar marcar um pedal pra ve-la pessoalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí amigão? Tinha até esquecido desse blog. Valeu pelas palavras e pela ideia do post.

      Excluir